sábado, 25 de fevereiro de 2012

Deus na Cultura Macua

   (Detalhe: no pescoço dessa mãe que amamenta, um patuá de "proteção contra doenças")

A vida é um valor absoluto, cujo fundamento está em Deus. Para os macuas, negar que Deus existe é o mesmo que negar a própria vida. A esfera religiosa abarca tudo o que existe na natureza. O universo é povoado por seres materiais e espirituais, tudo formando uma só coisa.

Acreditam que Muluku (Deus) é um só, criador de todas as coisas, dono de tudo e senhor da humanidade. Segundo um provérbio popular, Deus chama os homens anaka (meus filhos). No entanto Ele está muito longe da humanidade, num lugar sublime, por isso, usa-se os intermediários, os espíritos dos antepassados mortos, para alcançar benefícios espirituais e materiais: fertilidade, boa colheita, dinheiro, cura das doenças, proteção, etc.


               (Tatuagem facial: marcas tribais de consagração aos espíritos dos antepassados). 
O que Muluku quer é o bem das suas criaturas. Por isso, o homem tem de se preocupar mais com os maus espíritos e com os inimigos, fazendo tudo para se defender deles: oferendas, rituais, celebração aos mortos, consagração dos filhos, pactos e orgias sexuais.

( Amuletos  de proteção são amarrados no pescoço da criança e não pode ser removidos, deve apodrecer e cair por si só. Senão os supostos "espíritos protetores" se afastam da criança e ela morre).



Nenhum comentário:

Postar um comentário