segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A cultura africana é cheia de contrastes: as mulheres nativas se cobrem dos quadris até o tornozelos, mas não apresentam nenhum pudor da cintura prá cima... Suas capulanas, tecidos com estampas em cores vivas, contrastam com os negros véus e burcas das mulheres muçulmanas, e os bordados dourados dos saris e lenços indianos completam o cenário de diferenças harmoniosas de cores e estilos que compõem a paisagem do norte de Moçambique.

Terra aberta para receber comerciantes hindus e mulçumanos, médicos cubanos, construtores chineses, educadores filipinos, organizações humanitárias, empresas multinacionais, turistas e graças a Deus, missionários brasileiros! Então, estamos aqui, recebidos e acolhidos com alegria por um povo que, mesmo com histórico de guerras e tragédias tão recentes, são receptivos e acolhedores; gratos pelo pouco; fartos de alegria; e apesar de privações e sofrimentos, têm uma expressão de louvor contagiante!

Aqui tem um pouco de tudo e falta-se um tanto de quase tudo... Como no Brasil temos os produtos do Paraguai, em Moçambique temos made in Dubai... Quase tudo aqui é pirata: eletrodomésticos, peça de carro, bicicletas, roupas, calçados, cd´s... E mesmo quando se consegue adquirir bons produtos, originais, aqui não se tem manutenção, não existe assistência técnica autorizada nem peças originais para compra, por isso quase tudo é descartável. Por outro lado, o que prá nós se descarta, aqui é altamente reutilizável: embalagens plásticas, latinhas de nescafé e potes de margarina são vasilhas preciosas nas vilas e aldeias onde as donas de casa não têm acesso aos produtos industrializados dos supermercados O abismo social aqui é enorme!

Casebres de barro cobertos de palhas ao lado de luxuosas mansões com antenas parabólicas, ar condicionados e carros importados na garagem. Enquanto alguns têm acesso à tecnologia de última geração, outros em vilas bem próximas da cidade nunca viram uma torneira, um chuveiro, nem têm acesso à energia elétrica. Há muita formalidade nos relacionamentos e um excesso de pudor e restrição de contato físico em público.

Não sei se por influência da cultura muçulmana, as pessoas não dão demonstração pública de carinho, não se vê casais abradços nem se quer de mãos dadas andando nas ruas. Por outro lado, a iniciação à vida sexual é precoce, há um grande número de casos de incesto e o adultério é prática costumeira, tanto por homens como mulheres. Mas não só de lamentos e privações se faz a áfrica... aqui tem o melhor pão que já comi! os chocolates – da África do Sul – só podem ser igualados aos europeus em qualidade e sabor.

A matapa, comida típica moçambicana feita com folha de mandioca, côco e amendoim, acompanhada com arroz branco e camarão, apresenta um raro e delicioso sabor. O pôr do sol, me lembra o nordeste do Brasil, mas é ainda mais exuberante. A luz laranja ziguezagueando as brancas e espessas nuvens, contrasta com os galhos secos das árvores e dança no vendaval das savanas desbotadas, correndo a se esconder atrás das gigantescas montanhas de pedras que põem limite ao horizonte.

Estamos felizes, as alegrias têm sido maiores do que as dificuldades.
Fiquem conosco.
Abraços, Eliz e Luciney

Um comentário:

  1. Fico mais tranquila por saber que parece que, apesar da grande falta de conforto material, vocês estão bem.E os meninos estão se saindo bem, hem? ah, acho muito chic estas saias que se usa aí. Muitos beijos pra todos e que Jesus os abençoe um tantão assim! M. Goulart

    ResponderExcluir